sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ANTONIO: Meu primeiro neto

Dia 17 de setembro nasceu, de parto normal, o Antonio Dalmaso Palma, filho da nossa filha Lúcia e de Leonardo Retamoso Palma. 
O nome é muito simples, ter filho e ser avó é algo muuuuito comum. Acontece com todo mundo, mas embora tudo faça parte do cotidiano da vida, eu preciso falar de minha alegria, gosto de falar dela, de dizer a todo mundo o quanto estou e estamos todos muito felizes, em nossa familia. Abençoada filha que nos presenteou com esse neto. É maravilhoso ver a vida se renovar e ter entre nós um novo rostinho.

Já não é mais tão comum o parto vaginal. A Lúcia insistiu, foi muito corajosa e apesar das dúvidas do seu obstetra, a Lúcia o pariu, em meio a dores, é claro, receios e coragem. Ficou em casa até as dores apertarem e acontecerem de 4 em 4 minutos.Só então  eu a levei ao hospital  as 21 horas e  as 22:45 o Antonio nasceu, pesando 3 Kg. e 564g. e medindo 53 cm. Um bebezão! Eu, a Alice e o Leonardo ficamos com a Lúcia durante todo o trabalho de parto, só foi para a sala de obstetrícia, quando o Antoniio começava a apontar. Foi muito emocionante! A Lúcia foi maravilhosa!


Senti uma emoção tão grande, comparável às que senti quando do nascimento dos meus filhos.
É difícil poder escrever sobre o que senti e continuo sentindo ao ver a carinha do meu neto, ao ver a Lúcia e o Leonardo lidarem com o filho, ao ver a Lúcia amamentar. 
E como ela insistiu para amamentar! Demorou quase 10 dias para que o leite viessa o suficiente. Me doía ver o guri insistindo tanto e engolindo aos pouquinhos. E ele fez tudo certinho: pegou bem o peito, puxava (apojava como um terneirinho novo). Ao contrário do que me parece mais comum, o leite vir no terceiro dia, em volume grande que chega a empedrar no peito, com a Lúcia ele foi aumentando aos poucos. 

O Antonio perdeu peso nos primeiros dias, o que é normal, mas depois ia adquirindo peso, aos poucos. Hoje a Lúcia tem bastante leite, meu netinho está satisfeito, está engordando muito bem e é muito bonzinho. Muito saudável e calminho!

Ia dizendo que é difícil escrever sobre emoções. Eu não sei fazer isso. Só sei que sinto uma alegria enorme, misturada com uma certa preocupação de mãe (avó) que me faz telefonar todos os dias para saber se dormiu, se mamou bem, etc.
O Irineu e eu nos disponibilizamos a ajudar, mas com o prudência necessária para  não sermos invasivos.
A gente inventa umas desculpas para estar perto: fazer almoço pra todos, passar as roupinhas, dar carona ao pediatra, ajudar no banho, entre outras. No entanto queremos que a Lúcia sinta que estamos solidários para ajudar, respeitando a caminhada que eles farão para criar esse filho, com amor e cuidados.


Cada vez que olho para o Antonio eu me lembro daquela canção que eu cantava para os meus filhos: "  meu coração, não sei porque, bate feliz, quando te vê!..."
Sinto alegria em ver a alegria dos outros meus filhos com o sobrinho. Basta olhar o facebook para constatar e me comoveram muito as manifestações dos amigos e amigas que vibraram com todos nós.

Junto com a alegria vem também as preocupações: como a Lúcia fará para trabalhar? Quem vai cuidar do Antonio? Que idade é conveniente colocar na escola? Como educar, de forma que ele não se transforme num reizinho? A Lúcia fala que o exemplo de vida é o mais importante. Também acho, mas sei que não é tão simples.
É muito bom ser avó! É bom também ver a alegria do vovô Irineu! O Antonio já ocupou, definitivamente, meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário