segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Passione

Terminou a novela Passione, da TV Globo. Não me contenho, preciso fazer alguns comentários.
Gosto de novela, gosto de ver interpretar e de uma boa história.

Mas gosto de histórias bem contadas, que não subestimem a inteligência da gente e que as cenas, que querem imitar a realidade, sejam bem feitas: produzam prazer, tenham beleza, poesia, instiguem nossa imaginação.

Mas faz tempo que as novelas são uma constante improvisação, repetitivas e que usam de artifícios escabrosos para obter audiência. Pensando assim, repetem chavões tristes e macabros: cenas de brigas, mulheres mesquinhas, fúteis, disputando machos também medíocres. Suspenses que depois revelam bobagens, como a "tara" do personagem Gerson. Ou o velho esquema: Quem matou...? Dessa vez, foi quem matou Saulo, até o final.

Herói, que no último capítulo, encontra um romance compensando todas as babaquices que fez na vida: nessa história foi o Totó, que levou chifre da vilã Clara e pra não ficar no prejuízo, arrumou uma agrônoma "brasiliana" lá na Toscana, na última hora.
Aliás, com esse apelido de cachorro guaipeca, o pobre infeliz até que se deu bem, no final.

E tem mais do mesmo: Dondocas, mal amadas, desastradas, sem caráter, como a personagem Melina, que para fugir das barbaridades que cometeu, foi dar uma voltinha em Paris e, pronto, voltou madura, equilibrada, bondosa, altruista. E acabou ficando com o disputado Mauro, enquanto a personagem que tinha dignidade, morre e deixa uma filhinha e o marido para a vilã.

Assassinatos, traições, bigamia, falta de diálogo, mentiras...e tudo mal feito, mal explicado, improvisado.

Aquela metalúrgica Gouveia, era mesmo um fiasco, as pessoas faziam tudo, menos trabalhar. E quanto dinheiro produzia, para tantos roubarem e viverem na ostentação, mesmo tendo vendido seu melhor produto, que foi sabotado. Como é possível?

Fora isso o final foi um tremendo mau exemplo:

O personagem Berilo fica, ostensivamente com duas mulheres;
A avó Gouveia, matriarca moralista, casa com um e se faz amante do outro: o motorista e o jardineiro. O que o autor quis com isso: fazer rir? Não achei graça. Mostrar uma idosa pós-moderna? Ridículo! Poderia ter sido uma ótima amizade de três idosos que se admiram, se respeitam, se divertem e não escondem nada. Afinal, o que será possível realizar, de outra forma, com a idade avançada dos personagens?

Quanto à Clara, a vilã maior e que cometeu quase todos os assassinatos, foge e se dá bem.
Um exemplo de impunidade e de cenas mal resolvidas!

A mãe, abnegada, que saia à caça de amantes, se consola com um quase garoto (é quase uma pedofilia)! Falo da personagem Stela, muito mal interpretada por Maitê Proença, cujo cabelo esteve horrível durante toda novela (parecia uma vassoura).

Formadora de opinião?

Se considerarmos que a TV Globo fez o maior escarcéu quando o Lula falou que o povo não precisa de ninguém que lhe " forme opinião", reivindicando o papel de formadora de opinião e considerando que, no período eleitoral, a emissora protagonizou, de diversas formas, ataques à candidata Dilma, na questão moral, fica incoerente esse canal de Tv, que se diz formador de opinião, defender tanta liberalidade nas questões morais, como infidelidade conjugal, bigamia, por exemplo, impunidade e outros absurdos.

Sem falar na falta de estética e de ética, com episódios como o investigador transar com a investigada, como método de obter informações e como os episódios macabros protagonizados pela avó asquerosa das personagens Kelly e Clara.

Cenas grotescas, diálogos pobres, cenas mal feitas, como a simulação da morte do Totó.
Até a atriz Fernanda Montenegro, que é divina nas suas interpretações, teve momentos ruins, talvez por conta dos textos ruins e medíocres, que tinha que interpretar. Pena!

A TV Globo, que sabia fazer boas novelas, agora apresenta grandes porcarias para o público brasileiro. Quem sabe acerta uma hora destas! Mas precisa repensar a contratação do autor Silvio de Abreu, como novelista: Ruin, ruin, seus textos.

2 comentários:

  1. TEREZA...VC TOCOU EM COISAS INTERESSANTES..O QUE REALMENTE ME ASSUSTA É QUE AS PRODUÇOES TELEVISIVAS SAO BASEADAS EM PESQUISAS JUNTO AO PUBLICO ALVO..E A TRAMA TAMBEM PASSA A SER MODIFICADA DE ACORDO COM A REAÇAO DO PUBLICO..INFELIZMENTE A TELIVISAO, EM RAROS CASOS NAO, É UMA FERRAMENTA VULGAR E REFLETE AS ESPECTATIVAS E REFLEXOES DA SOCIEDADE ATUAL. NAO QUERO DIZER COM ISSO..QUE TEMOS UMA SOCIEDADE ESSENCIALMENTE VULGAR OU APENAS BURRA..MAS UMA SOCIEDADE PERDIDA. A MUITO TEMPO EU E MINHA ESPOSA DEIXAMOS DE VER PROGRAMAS TELEVISIVOS. POR NAO ACREDITAR QUE ESSA POSSA NOS FORNECER NENHUM TIPO DE VALOR OU ENSINAMENTOS. TEMOS NET. SITEMA QUE PEGA POR VOLTA DE 60 CANAIS. MAS TAMBEM NAO NOS FORNECE NADA DE MELHOR. PROCURAMOS NA INTERNET PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA NOSSOS FILHOS. HOJE PROCURO LER AO ME PERDER EM CANAIS DE TV. ACREDITO QUE A INTERNET AINDA É O UNICO LUGAR QUE PODEMOS ENCONTRAR E COMPARTILHAR INFORMAÇAO LIVRE E SE BENIFICIAR DE UM MUNDO GLOBALIZADO. MEUS FILHOS ACOMPANHAM A CULTURA DE COMUNIDADES DA AFRICA E ASIA..SE DELICIAM COM A VISAO DE UM MUNDO QUE POR MUITO OS MEIOS DE INFORMAÇAO ESQUECERAM.. AS NOVELAS QUE VC MENCIONOU APENAS REPRODUZEM O DILEMA EXISTENCIAL DA SOCIEDADE URBANA EM QUE NOS TORNAMOS. NAO TENHO SAUDADE DA VELHA TV E MUITO MENOS A NOVA..APESAR DE EXISTIR UMA GRANDE DISTANCIA ENTRE AS DUAS. PREFIRO LER UM ROMANCE A VER NOVELA. AS CORPORAÇOES DA MIDIATICAS POR MUITO GANHARAM DINHEIRO PQ IAM DE ENCONTRO COM O PENSAMENTO CAPITALISTA E NUNCA CONTRA. SE ORGULHAM DE TEREM LUTADO CONTRA REGIMES DE OPRESSAO..VENDEM A IMAGEM DE SEREM A JANELA PARA O MUNDO..DE SEREM A VOZ DO POVO..E HOJE MORREM DE MEDO DE PERDEREM ESPAÇO PARA AS NOVAS MÍDIAS E VEREM SUA FORÇA E SEU LUCROS REDUZIREM. AINDA ESPERO. ACREDITO. TENHO FÉ QUE ALGUMAS COISAS NAO SEJAM O REFLEXO/REFLEXAO DAS GERAÇOES QUE ESTAO CHEGANDO. QUE POSSAMOS ENTERRAR OS FANTASMAS QUE AINDA ASSOMBRAM NOSSAS VIDAS..QUE AS NOSSAS VIDAS E PERCEPÇOES NAO SEJAM RESUMIDOS E VENDIDAS EM CAPITULOS DE NOVELA..QUE AS NOSSAS REFLEXOES SEJAM TAO COMPLEXAS E VIVAS QUE A MAIORIA DESSES PSEUDOS AUTORES E PENSADORES SE ENVERGONHEM DO LIXO QUE PRODUZEM E QUE DIZEM SER A NOSSA VIDA.. QUE AS NOVAS GERAÇOES SE ENTEDIEM COM ESSES FOLHETINS BARATOS..DESSES AUTORES E ATORES QUE GANHAM MILHOES SEM PRODUZIR NADA..COMO DIZEM..CADA GERAÇAO TEM OS HEROIS E IDOLOS QUE MERECEM..ESPERO QUE OS HEROIS DAS PROXIMAS GERAÇOES SEJAM MELHORES QUE AS DA MINHA GERAÇAO. QUE APROVEITEM AS FERRAMENTAS QUE CONSTRUIMOS PARA PROCURAR INFORMAÇAO LIVRE..APRENDER SOBRE NOVAS CULTURAS E MUNDO QUE A MUITO HAVIA SIDO NEGADO A NÓS..

    ResponderExcluir
  2. Querido anônimo, muito me honra teres lido meus comentários. Ótimo teu comentário. Que bom que ofereces outras alternativas aos teus filhos. Fazes muito bem. Também fizemos isso com nossos filhos, quando morávamos em P. Alegre e depois no interior, puderam correr, brincar, nadar, etc. Nós também descobrimos muitas coisas boas para ler na Internet e continuamos apreciando e estudando os bons livros, mas eu gostava de novelas, desde menina. Claro que gosto mais de cinema e teatro. Não estou mais assistindo novelas,não vale a pena! Penso que as novas gerações estão buscando outras alternativas, e a audiência da Globo, principalmente, está caindo. Por isso eles inventam outras baixarias, como o Big Brother. Mas eles vão caindo, a cada dia. Precisamos fazer mídia. Abraços

    ResponderExcluir