quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Notícia maravilhosa


Cada vez que eu descobria que estava grávida eu sentia uma enorme emoção, todas as quatro vezes. Eu ficava sensível, chorava facilmente: mistura de alegria com susto, diante da grandeza da alegria e da responsabilidade.
Curtimos muito nossos filhos e pensei que emoções daquela dimensão eu não mais sentiria.
Mas enganei-me. Hoje senti a mesma emoção, quando minha primeira filha, a Lúcia, anunciou que está grávida. Sinto-me grávida com ela.
Sei que o filho é dela (deles) mas também sei que os filhos não são só dos pais.
Estarei presente, respeitando os limites necessários.
Sei que minha filha está um pouco preocupada, mas filho é uma dádiva e só nos enriquece, nos humaniza. Estamos muito felizes, de verdade!

17 comentários:

  1. Então vou ser tia...tô ficando velha, haha. Um baby da Pelu vai ser muito, muito, muito divertido. A gente ajuda a cuidar, Pelúcia!

    ResponderExcluir
  2. Posso ficar emocionado aqui de longe? :)

    ResponderExcluir
  3. Felipe, que bom te manifestares! Podes e deves e ficamos no aguardo de tua visita em breve. Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Parabens vovó e vovô, que emoção... minha afilhada vai ter nenê e eu serei mais uma vez tia avó, será o nono sobrinho neto, estamos ficando velhas mesmo!!!!!
    Felicidades aos dois (nenê e mamãe)!!!!

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida, agora que estou longe a Lucia resolve ter um nene! Que surpresa maravilhosa! Fico muito feliz! Acaboi de ganhar uma adorável desculpa para ir visitá-los! :-)

    ResponderExcluir
  6. Oi gente, continuo meio abobalhada com a notícia.Vou ter que me cuidar para não tomar o nene pra mim. Serei apenas a NONA.

    ResponderExcluir
  7. Tão tudo loco aqui. Não imaginava tanta fusarca por causa de um bebe. Tô me sentindo poderosa. rsrsrs
    obrigada pelo carinho, pessoal.bejos e bejos

    ResponderExcluir
  8. Querida professora Tereza Dalmazo! Enfim encontro-a nesta telinha! E para minha surpresa e enorme alegria...sendo avó...Belo, belíssimo pois nós mulheres sabemos que só somos mães de verdade quando temos em nossos braços o primeiro(a) neto(a).Desejo que esta criança nasça com muita saúde pois carinho e afeto não lhe faltará!Mas por onde andas? Que tens feito minha querida mestra? Vou aproveitar o silencio da noite para ler algumas publicações do seu blog pois certamente encontrarei aqui a mulher forte e valente que um dia conheci, frente á 8ª CRE e que deixou por lá um misto de surpresa e reconhecimento pelo trabalho digno,sensível mas com mãos de ferro quando se fez necessário! Se aqui estou,onde estou, agradeço à sua capacidade de discernimento em reconhecer no funcionalismo público estadual, os valoles escondidos atrás de aventais, vassouras e baldes.Meu muito obrigada e o meu GRANDE abraço de carinho à sua pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Querida Maria, obrigadíssima por tuas palavras. Olhe, tomara que não te desencantes com minhas postagens. Acho que não mudei muito, mas algumas coisas eu revisei, em minha vida. Acho que agora faria o trabalho da 8ª CRE com mais serenidade. Naquela época eu estava muito acuada. Mas foi um tempo bom, cheio de encontros e de aprendizagens. Mas podemos falar pessoalmente.Meu telefone é 33175550. Podemos combinar de nos visitar. Moro em S.Maria.

    ResponderExcluir
  10. Prezada Tereza,seu telefone foi anotado e fica aqui a promessa de contato em breve para colocarmos a conversa em dia.Quanto a desencantar-me com teus artigos não creio pois até onde li não há nada que não seja exatamente o que pensam as pessoas que tentam fazer desta sociedade algo mais justo (parece que esta palavra já está superada),um lugar onde nossas crianças cresçam e se desenvolvam com liberdade e saúde. Não só a saúde física mas principalmente a mental; equilibrados,conscientes e cidadãos preparados para estarem em breve à frente de equipes médicas,bancas de advogados,bons professores,excelentes enfermeiros(as),valorosos militares,pessoas comprometidas com o ser humano. Profissionais capacitados por vocação e não acuados por influencias familiares e pela sociedade que muitas vezes conduze-os a uma formação errada e sem nexo;apenas para o status social.Cabe a nós;homens e mulheres, educadores, que ainda temos, apesar dos tropeços e das injustiças,força na voz e disposição à mudanças, tentar fazer esta diferença.Pareço meio utópica, eu sei, mas AINDA acredito nesta sociedade tão idealizada. Grande abraço professora!

    ResponderExcluir
  11. Que bom!

    Então teremos mais um membro na família?

    Esperamos que sejam muito felizes com a chegada dessa desejada criança!

    Parabéns a todos (PAI, já que ninguém lembrou do coitado...eheheheh, mãe, avós (agora de verdade!), tios, primos...)!!!

    Sejam muito felizes...e aproveitem para dormir bastante agora...eheheheh

    Um grande abraço da família Paulinho!
    (Paulo, Patrícia, Lara e Letícia)

    ResponderExcluir
  12. Oi querido afilhado, obrigada por tuas palavras. Não tens conseguido dormir? Sei que és um paizão muito dedicado e tens duas lindas meninas, três com a Patrícia. Beijos a todas.

    ResponderExcluir
  13. Que pena, não é desta vez que serei avó. Apesar de todos os cuidados, repouso, etc. a natureza, por alguma razão, não sustentou o embrião. Mas a gente confia na vida e a Lúcia, certamente, saberá aceitar e acreditar que um dia isso vai acontecer com sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Oi tia...

    Poxa, que pena mesmo...mas não desanimem...a natureza sabe o que faz e certamente já reservou muitas alegrias pra vocês...

    Um abração.

    ResponderExcluir
  15. Grande e inesquecível Tereza, a quem devo a indescritível oportunidade de poder realizar um trabalho que tinha como propósito devolver a utopia aos educadores, alunos, funcionários e pais de nossas escolas públicas. Penso que nunca te disse isso de forma tão contundente e pública como vou registrar hoje, mas queria te agradecer imensamente por teres acreditado em mim e na minha capacidade de trabalhar ao teu lado pela causa que há tantos anos foi nossa bandeira de luta comum: acreditar numa sociedade mais justa com uma educação que permitisse acesso, permanência e sucesso às nossas crianças, jovens e adultos. Tive poucas notícias tuas nestes dez anos que se passaram e, infelizmente, nenhum reencontro para que pudesse te abraçar e dizer o quanto foste fundamental na minha reconstrução como mulher, profissional e ser humano. Os percalços à frente da administração pública nos impediram de que pudéssemos ter nos dito e vivido coisas que nos aproximassem mais, infelizmente, mas guardo muitas e boas lembranças de ti que só agora, na casa dos quarenta, sem acreditar mais em papai noel e coelhinho da páscoa eu tenho a sensibilidade e humildade de perceber. Me desculpe por todas as vezes que minha imaturidade e inexperiência com a vida me fizeram ter atitudes imaturas, mas ainda estava dilacerada e qualquer coisa me afetava de forma a não sobrar pedra sobre pedra. Hoje, passados estes dez anos consigo ter mais serenidade e mais fé na vida e nos projetos que tenho realizado em sala de aula, com meus alunos, onde descobri que ainda é possível e vale à pena alimentar a utopia. Penso que não fomos nós que conseguimos fazer a revolução tão sonhada na educação, mas nunca esqueço de quando olhei nos olhos dela no encerramento daquela conferência estadual de educação. Sinto tua falta em minha vida e fiquei muito feliz de hoje encontrar teu blog, do qual serei seguidora, pois sempre gostei muito das tuas análises e do conhecimento indescritível que tens acumulado depois de tantas lutas que, infelizmente, os que chegaram depois e "pegaram o bonde andando" como se diz por pensarem que estão inventando a roda podem desvalorizar os que fizeram a história, mas sigamos firmes e jamais desistamos dos nossos ideais e utopias que em algum lugar, certamente, os veremos dar frutos. Parabéns pelo blog e meu desejo de que minhas palavras te encontrem feliz e esperançosa com os dias que teremos pela frente. Com muita admiração pela mulher forte e guerreira que sempre foste, Maribel.

    ResponderExcluir
  16. Querida Maribel, chorei muito ao ler tuas palavras generosas. Eu até ia interromper minhas postagens, pois tenho dúvidas se ainda digo algo que interessa, mas fiquei muito feliz em te encontrar. Meu telefone é 3317.5550. Me liga e a gente troca informações. Tu me ajudou muito e também te admiro muito. Tenho saudades de nossa luta, tão sincera, tão intensa. Também acho que se fosse hoje eu faria a luta com mais amor, mais sabedoria. Telefona, quero saber mais da tua vida. Desejo, de coração, que tenhas te realizado,que estejas feliz.Beijos.

    ResponderExcluir