quarta-feira, 6 de abril de 2011

DE TUDO UM POUCO

Olá gente, desculpem meu afastamento do Blog. Andei ocupadíssima. Viajei, dei palestra em outros municípios, mas principalmente andei trabalhando dia e noite na parte pedagógica de livros didáticos para uma editora, com os prazos estouradíssimos. Nossa, que sufoco!

Depois viajei novamente, fui ver meus sobrinhos Vini e Cecília e também meu irmão e cunhada. Foi gostoso, descansei a cabeça, aqueci meu coração com as crianças. Criança pra mim, é tudo de bom!
Me desafiei em aprender a fazer golas, para fazer Blasers, que estão na moda e vestem muito bem. Fiquei horas tirando molde, cortando chitão e montando (para treinar). Acho que já me defendo bem. Já fiz dois ( pra valer), mas ainda tenho algumas dificuldades. E quando invento de aprender alguma coisa, enquanto não consigo eu não desisto. Só o computador me assusta um pouco, tem coisas que não aprendo mesmo.

Ainda estou comprometida com alguns compromissos referentes a formação de professores fora de S.Maria. Haja estudar! Claro que falo muito de minha longa experiência, conto histórias e ouço muitas também. Continuo muito atenta sobre tudo que se relaciona à educação.

Tenho caminhado todos os dias pela cidade. Eu e o Irineu fazemos roteiros percorrendo ruas e becos e vamos observando como as pessoas tratam dos espaços próximos de suas casas. Nossa, o que mais se vê é lixo, muito lixo e cachorros! E a gente precisa caminhar olhando para o chão para não pisar nas bostas desses animais e é preciso andar afastada das cercas para não ser mordida. Mas ainda são seres que vivem livres, porque as pessoas vivem cercadas, com aquelas plaquinhas de aviso de cercas elétricas e câmeras de vigilância. Acho isso tão triste!

Crianças não se vê, devem estar confinadas em escolinhas, dentro dos prédios, presas na frente da televisão. Felizes são os cães e gatos que andam pelas ruas. E eu cuido muito quando ando de carro para não atropelar nenhum desses seres que nos são tão simpáticos, apesar dos cocôs que a gente tem que desviar.
Mas o lixo é algo terrível, as bocas de lobo invariavelmente estão sempre cobertas de lixo, sacolas plásticas, principalmente. Entulhos na frente das casas, licho e mais lixo. E as pessoas falam em cidadania, em cobrar seus direitos, mas poderiam cuidar pelo menos da frente de suas casas.

Falando em lixo,é um absurdo não ter em S.Maria a coleta seletiva e um sistemático trabalho de formação e de organização de cada bairro, no sentido de cuidados com o meio ambiente. As pessoas só sabem reclamar e esperar, transferir responsabilidades. Agir solidariamente é muito raro. Santa Maria é imunda, é uma lixeira.

No mais ando envolvida com burocracias da Prefeitura para requerer um alvará. É inacreditável o tempo que tenho gasto nisso devido ao desencontro de informações entre os setores da Prefeitura. Precisa muuuuuuuita paciência! E não se pode reclamar. Um dia desses eu reclamei e a funcionária me apontopu na direção de um cartáz que mencionava um artigo do Código penal informando que desacatar funcionário público é crime dá até seis anos de cadeia e/ou multa. Uma ameaça! Mas quem pune a incompetência e o desrespeito com o contribuinte?

E agora, para completar, minha mãe idosa está doente, e se ela já era meio teimosa, fica triplamente difícil de lidar com ela. Eu precisaria fazer um curso de como lidar com idosos. Sei que tem Estatuto e tudo, mas tenho tido muitas dificuldades, apesar do meu esforço.

Gente, voltei ao grupo de dança de salão e isso é muuuuuuito bom! É exercício com prazer. Na vida precisamos de prazer!
Desculpem a bagunça deste texto, mas é assim que estou vivendo agora.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou aqui tentando encontrar as palavras certas para mandar para vocês toda força e enregia possível pois acabei de ler sobre a perda do bebê, infelismente a vida passa alguma rasteira em nós, temos que saber levantar, sacudir a poeira, erguer a cabeça e seguir em frente e isso fica bem mais fácil se encontrarmos uma mão estendida para nos ajudar, Então minha mão está aqui!!! Um abraço bem apertado Fabi

    ResponderExcluir
  3. Querida, que bom saber da tua solidariedade. Foi triste mesmo para mim e para a Lúcia, mas a gente entendeu que a natureza tem sua sabedoria. Mas acreditamos que a qualquer momento a vida desabrocha. Beijos e obrigada. E tu como estás? A gente precisa se ver por aí.

    ResponderExcluir
  4. Já estava sentindo falta de ser as novidades no blog...
    É uma pena, o problema se sujeira nas ruas parece generalizado. Aqui em Goiânia não muda muito, e quando chove forte ( não reclamo, pq logo entrará a época da seca e ficará meses sem chover) as ruas alagam quase que de imediato, de tanto lixo entupindo os bueiros. Não dá pra sair de casa. Pelo menos tem coleta seletiva e eu posso separar os recicláveis em casa sem ser questionada nem me sentir uma idiota tentando salvar o planeta sozinha...
    A vó está doente? o que aconteceu? o que ela tem? Fiquei preocupada...
    Beijos, segue manadnado notícias pelo blog...

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, a vó teve uma pneumonia, como ela tem todos os anos na entrada do outono ou inverno. Mas está sendo medicada, cuidada e já está melhorando.Tu também manda notícias. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É preciso além de nos responsabilizar pelo lixo no nosso entorno, responsabilizar e exigir das empresas para que não utilizem tanto saco plástico. Tudo e qualquer compra que se faça, nos entregam com saco plástico. Não é possivel consumir deste modo e tentar reciclar tanto lixo plástico, que vai apenas, com a reciclagem, adiar o seu destino de lixo, pois é interminável.Não há necessidade de tanta embalagem plática mas há necessidade de outras embalagens organicas, e outros modos de produzir e viver com menos e melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Oi Teresa, que bom te ver de volta neste espaço. Demorei pra retornar ao blog porque realmente a loucura do dia a dia nos absorve demais. São aulas a preparar e, no meu caso, quase que a cada quinzena sou presenteada com mais algumas turmas, muito estudo e planejamento... Entendo o que estás passando com tua mãe que aqui não está muito diferente depois de cinco esquemias fortes e mais outras que não deixaram sequelas, mas vamos levando e lembrando que um dia eles tiveram toda paciência do mundo conosco, ou não, mas agora é nossa vez de fazer o exercício. Estou trabalhando com Ensino Religioso em quatro turmas do ensino médio da escola em que estou trabalhando e propus aos alunos que realizassem campanhas sobre a importância de nos darmos conta da gravidade que tem sido a quantidade de lixo que produzimos e, mais do que isso, a necessidade de darmos o destino correto ao que produzimos tornando os lugares que vivemos mais habitáveis. Estão saindo coisas muito interessantes, assim que tiver o trabalho mais adiantado posso passar para dares uma olhada e para tentarmos nos convencer de que nem tudo está perdido. Fiquei feliz de teres gostado do meu contato e eu mais ainda de teres retornado. Queria muito poder falar longamente contigo, sinto saudades. Tu podes me passar um e-mail pessoal teu para que eu possa escrever mais pra ti? No momento estamos somente com telefone celular e um orçamento apertadíssimo o que me impede de te telefonar. Abraço forte e não deixe de escrever porque tuas contribuições e teu olhar sobre a vida e o mundo são valiosíssimos. Maribel.

    ResponderExcluir
  8. Oi, bom teres retornado, meu email pessoal: terezadalmaso@gmail.com. Abraços

    ResponderExcluir