quinta-feira, 19 de maio de 2011

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DE SANTA MARIA...

Que eu me lembre, nunca antes na história de Santa Maria, e quem sabe até da região Centro do Rio Grande do Sul, a gente tinha um lugar tão agradável como o Boteco do Rosário, ainda mais agora que não está mais poluído pelos fumantes. Bar climatizado, boa comida, boas bebidas, servido por gente muito querida.

O bar já é privilegiado por sua constituição. O cheff da cozinha, os sócios, as garçonetes, as cozinheiras, são gente muito afinada entre si, gostam de gente, acolhem as pessoas. Gente que tem bagagem cultural, gente que tem sensibilidade social. Isso faz toda diferença!
Quando a gente entre já se depara com obras de arte: obras de artistas plásticos e exposição de fotos sobre a cidade , como a exposição das fotos Esquinas, do Paulo Fernandes).

O Boteco é um local que acolhe a diversidade cultural, é espaço para as pessoas se manifestarem. Vou explicar: semana retrasada, estive lá e presenciei um grupo de psicólogos e gente que gosta de literatura, fazendo leituras de poesias e textos de literatura. Aberto à participação de quem se atrevesse. Adorei!
Semana seguinte, foram os poetas de Santa maria que se fizeram presentes. Uma beleza! Ah e todas as terças-feiras tem o cine clube. É lá que o Macondo Coletivo se reúne.

Seguidamente tem samba de raíz, tem outros estilos de músicos se apresentando. Lá há espaço para quem quiser mostrar sua músiuca, sua poesia, seu teatro.

Ontem foi a noite do riso. Gargalhei tanto que nem me lembro quando havia sentido tanto prazer em rir. Ri muito e me deliciei com as intervenções de "palhaços", artistas de teatro. O bar estava repleto de artistas e não pouparam criatividade! E a diversidade de público também é notória. Jovens, meia idade, idosos( nós) e até um bebê de seis meses. Público educado, acostumado a apreciar a boa literatura, a boa música, a boa poesia e o bom teatro.
Voltei pra casa leve.
Fazer rir não é fácil e é mágico!

Se os sócios do Boteco do Rosário estão ganhando dinheiro eu não sei (acho que estão remando), mas o Boteco é um sucesso, porque se tornou o local das manifestações culturais de boa qualidade.

Sei que amanhã tem outro grupo que vai tocar (não sei o estilo). Sei que vai ter uma noite para o Jazz e sei que tem uma longa programação para as próximas semanas.

É lá, também, que todos os dias estudantes e professores vão saborear uma comidinha deliciosa e suave, ao som de uma sempre boa música. O tempero do Pablo é uma delícia e não faz mal pra ninguém. E é possível almoçar e dar uma estudadinha, quando necessário, porque o Boteco tem um clima muito agradável. E à noite, segue tendo lanches do Pablo, para energizar o agito cultural, que sempre acontece.

2 comentários:

  1. Oi Teresa andei sumida em função do fim do trimeste e quase do semestre que se avindam. Adorei saber que existe um lugar como este onde ainda é possível respirar cultura, conviver com a diversidade e acreditar no futuro da humanidade que tem o respeito como princípio. Conta para o povo daqui que, infelizmente não vive esta graça onde fica este lugar para que uma hora dessas quando for possível ir até aí eu possa conhecer este paraíso. Abraço saudoso, Maribel.

    ResponderExcluir
  2. Fica no Bairro do Rosário, perta da Unifra da Silva Jardim, bem em frente à Igreja do Rosário. Apareça.

    ResponderExcluir