quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

LA MISMA LUNA

Nestas noites de luar ( que ninguém deve se descuidar de observar, curtir e namorar ), lembrei-me de compartilhar com vocês o lindo filme que vimos.
La Misma Luna ( A mesma lua) é um drama, produzido no México e EUA, sob a direção de Patrícia Riggem, que aborda uma situação dramática, vivida por uma imigrante ilegal mexicana, nos Estados Unidos, longe de seu filho, que ficou com a avó, no México.
O menino,de 9 anos, com a morte da avó, decide entrar ilegalmente nos E. Unidos a procura da mãe. Bem, não vou contar a história, mas é um filme que aborda a situação dos mexicanos ilegais, das perseguições feitas pela polícia americana e da exploração a que são submetidos, mas o que comove é a solidariedade entre os imigrantes, a coragem de Rosário, a mãe do menino, interpretada pela atriz Kate del Castilo e a coragem, inteligência, solidariedade do menino Carlitos, interpretado por Adrian Alonso.
Ambos contaram com a ajuda de outros mexicanos corajosos e solidários. Muito bonito!
O filme me fez refletir, que a globalização deixou completamente livre a circulação dos capitais e tem tentado impedir os trabalhadores de andar livremente pelo mundo. Para estes, as fronteiras se fecham, erguem-se novos muros, novas legislações impeditivas, cresce a repressão e multiplicam-se os dramas humanos. Os Estados Unidos tem dificultado muito a vida dos estrangeiros, que vão em busca de trabalho. Pudera, os trabalhos, que antes eram desprezados pelos americanos, porque sujos, pesados, cansativos, agora são disputados, pois o desemprego, por lá, já chega a 10%. E não é só nos Estados Unidos, também na Europa cresce o xenofobismo, o fascismo e a rejeição aos africanos, latinos e outros povos, que são vistos como concorrentes e com preconceitos. Mas, voltando ao filme, eu recomendo aos que gostam de se emocionar. O Irineu e o meu filho Pedro viram comigo e gostaram. Eu e o Pedro choramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário