quinta-feira, 25 de abril de 2013

MAIS SOBRE O CHILE

Procuramos visitar os museus porque eles costumam testemunhar a história.
Muitos museus estavam fechados para reforma. Mas a gigantesca Catedral Metropolitana, que fica na principal praça no centro de Santiago estava aberta. É escandalosamente bela e grande. Uma grande obra de arte, de ostentação. Sempre aberta aos populares que chegavam, acendiam velas, descansavam e saiam. Fazem, inclusive, velório dentro da catedral, costume que percebemos em outras igrejas que visitamos.

Igrejas de portas abertas. A catedral possui 5 grandes corredores, cada um deles é uma Igreja dentro da Catedral. Sempre sob o som de cantos gregorianos, com luminosidade discreta e incenso criam um ar nostálgico, misterioso e reflexivo. Bem no centro entre as grandes colunas há um altar central com 4 lados, incrivelmente belo. Na porta das igrejas, e da Catedral também, sempre tem mendigos e a maioria velhos.  Os chilenos são muito religiosos.

Saindo da Catedral a gente está na praça e nas ruas. Ruas com amplas calçadas, sem demarcação do que seja calçada ou rua, não há degraus.
 Nos atrapalhamos um pouco porque trafegam carros e pensamos que era um grande calçadão. Na praça central há, sempre, muitos artistas de rua, cantores, pintores, muita gente circulando, com crianças. Gente que se banha no chafariz.

Nos chamou a atenção as raras pessoas utilizando celulares ou tablets  bem como vimos pouquíssimas motocicletas. Isso em toda parte do Chile, que andamos.
A população usa muito o metrô, que tem estações muito próximas, as paradas são muito bem sinalizadas e no subsolo das estações há outra cidade em termos de lojas, cafeterias, bares, etc.
A gente andava e perguntava. Percebemos os jardins sempre verdes, embora  fosse um período de estiagem. Tudo irrigado.
Constatamos a importância das geleiras. A água para abastecer as cidades e as plantações vem das geleiras.
Chove pouco. De dia a temperatura atingia até 30 graus, mas à noite a temperatura caia bastante. Não era necessário ar condicionado e nem ventilador para dormir. Não vimos mosquitos, nem moscas e nem outros insetos.

Santiago é um centro financeiro e turístico, por isso as lojas e comércio existentes objetivam atender esse tipo de demanda: gastronomia inclusive. Mas nós não gostamos muito da comida. Comem muito frango (polo) e batatas (papas).Há nas ruas muitas bancas de frutas e nas mercearias a gente encontrava queijo de cabra, barato. Para nossa janta a gente fazia lanches, com frutas e quijos. O pão não era bom. Meus pães fariam sucesso por lá!

Fomos à cordilheira ver os locais onde, no inverno é só gelo, tem estação de esqui. Lá há luxuosos hotéis, restaurantes. Tomamos um requintado lanche lá nas alturas. Caro! Subimos e descemos as 40 curvas assustadoras ao longo dos 3.200 mts. acima do nível do mar. A cordilheira é linda, mesmo sem o gelo.

Nas ruas do centro de Santiago há banheiros públicos em quantidade. Muitas floreiras com petúnias. Bem agradável.
Na rua Ahumada ficam as agências de Câmbio: muitas e a gente tem que procurar porque há diferença entre os valores de uma em relação a outra.

Também fomos assistir a apresentações de danças típicas, agendado pela Turistik e jantamos. Essa janta sim, mostrou que os chilenos sabem cozinhar. Claro que comemos salmão, que é farto e barato por lá. Depois da janta teve baile. Constatamos, mais uma vez, que os chilenos dançam bem e que ouvem muita música brasileira, principalmente axé.Têm gingado latino. Gostam das músicas de Ivete Sangalo e Claudia Leite. Cantavam em português e dançavam. E todo mundo vai para o salão e dançam juntos e separados. São muito animados.
Achei curioso que quando a banda fazia intervalo um animador que falava 4 idiomas, fazia animação com aeróbica. E o povo saracoteava muito. Muito animados mesmo!