segunda-feira, 26 de outubro de 2009

UFSM em Silveira Martins

Dia 23 deste mês o Irineu e eu estivemos numa Audiência Pública em Silveira Martins. Chamada pela Câmara de Vereadores daquele município, para ouvir a população sobre a proposta de doação para a UFSM, do prédio histórico do antigo Colégio Bom Conselho. Só para lembrar, em Silveira Martins foi aprovado e está em funcionamento A UDESM (Unidade Descentralizada de Silveira Martins), um campus da UFSM, com quatro cursos para formação de tecnólogos de nível superior, ligados a necessidades e características da região da quarta colônia e região, visando um projeto de desenvolvimento que valorize e viabilize as pequenas propriedades, fomentando o desenvolvimento a partir da valorização e otimização dos recursos existentes, tais como a cultura, a paisagem, os saberes e fazeres existentes, etc.Os recursos são do Reúne e os cursos são: Gestão Ambiental, Processos Gerenciais, Agronegócio, Gestão de Turismo. Os cursos já estão funcionando, provisoriamente, no antigo Colégio Bom Conselho. A doação, pela Prefeitura do prédio à UFSM permitirá que a UFSM possa investir no mesmo e oferecer refertório, alojamento e laboratórios, bem como restaurar e manter o prédio, cuja arquitetura é muito bonita. A UDESM possui um belo terreno (2 hectares) dentro da cidade, numa localização alta e bonita. Nesse local será construído, no futuro, instalações que possibilitarão a ampliação de cursos e de vagas. O debate foi muito rico, com muitas manifestações por parte de pessoas da comunidade, de autorizades presentes (Prefeito, ex-prefeitos, professores da UFSM, vice-reitor e reitor eleito Felipe Muller, professora Eugênia, filha do ilustre ex-reitor Dr. Mariano da Rocha), entre outras.
A decisão da população e sugestão de diversas entidades municipais, encaminhadas à Câmara e à UFSM foram de que a doação seja efetivada, sem ônus para a UFSM e que se mantenha para a UDESM o terreno já desapropriado e doado A UDESM. O salão de eventos estava repleto e o debate foi de alto nível.
A proposta pedagógica dos cursos é muito interessante, unindo ensino e pesquisa, em forma de projetos, a partir de problematizações sobre a realidade, requerendo pesquisa sistemática. Um desafio enorme aos docentes, alunos e equipe coordenadora. Parabéns à comunidade de Silveira Martins e à comunidade acadêmica da UDESM

2 comentários:

  1. Boa cobertura, tereza!
    Vâmo vê se a proposta pedagógico da UDESM vai ser efetivamente aberta e democrática..apostemos...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou tentando acompanhar a proposta pedagógica. A professora Marilú, que é professora da Unidade e diretora pedagógica, tem nos contado sobre as dificuldades e também alguns acontecimentos muito bons, que já estão se manifestando no dia-a-dia dos alunos.

    ResponderExcluir