segunda-feira, 12 de abril de 2010

REFLEXÕES

É apocalíptico o que aconteceu no Rio. É inimaginável a dor de quem tem que apontar para uma montanha de lama e lixo e dizer: "ali era a nossa casa, e tinha 15 pessoas de minha familia na casa. Agora estão com 10 metros de terra e lixo SOBRE SEUS CORPOS...Mortos!"
Leva-nos a muitas reflexões e atrevo-me a faze-la sobre um aspecto.
Essa trajédia se presta para fomentar idéias hiegienistas (tivemos muitas na história do Brasil), que pressionam as autoridades para tirarem, de todos os morros, as familias e levarem-nas para as periferias, a horas do centro, utilizando transporte coletivo caro e imprestável.
Já ouvi sugestões sobre isso, nesse sentido.

Por que ninguém fala em tirar os ricos que moram em edifícios e mansões nas encostas?
Será porque há tecnologias, para garantir a segurança de suas construções?
Sei que parece um despropósito falar dessa forma, mas a comoção se presta para idéias hiegienistas: os pobres longe dos locais de linda vista.

O que era a Fátima Bernardes usando a fala de uma menina de 8 anos para emocionar o país?Foi forçado. A tragédia se presta para diversas finalidades, inclusive para fazer uso político.
Em todo caso, é preciso atenção e cuidado com os locais de moradia de nossas populações.Será preciso repensar,COM AS COMUNIDADES, a segurança de suas moradias e investir dinheiro e tecnologia, porque dinheiro tem e tecnologia também.
MUDANDO DE ASSUNTO:
Sobre política: Por que será que o Diário de Santa Maria dedicou uma página inteira, para falar da campanha do Serra e quase nada sobre a campanha dos outros candidatos? Ele que apregoou lisura e imparcialidade em um dos seus editoriais da semana passada?
Por que? Adivinhem!

Por fim, tenho mais uma sobrinha. Nasceu a Cecília, filha de Adriano e Carla, estou feliz. Sinto-me avó dessa menina pois é filhotinha do meu irmão mais novo. Que alegria! Tomara eu pudesse conviver mais com ela, mas sei que isso será difícil. Que ela seja feliz, com muita saúde. Parabéns aos pais e irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário