terça-feira, 3 de agosto de 2010

O MUNDO E O COTIDIANO


Enquanto faço o serviço cotidiano, que a gente tem que fazer numa casa, penso nos acontecimentos do mundo e penso em escrever. Mas são tantas coisas que me deixam indignada e preocupada que vira um turbilhão em minha cabeça.

Tantas coisas gravíssimas que atingem toda a humanidade e tantas muito mal resolvidas e sem explicação que justifique:
1- O desastre ecológico no Golfo do México. Quanto óleo no fundo do mar, quantas vidas terrestres e marinhas, de animais e plantas perdidas! As notícias só falam do prejuízo econômico. Quem vai pagar o prejuízo ambiental? Alguém vai ser punido? A empresa vai investir recursos na recuperação ambiental? Ninguém dá explicação e olhe que tenho procurado!

2)Os documentos secretos que foram divulgados sobre as guerras do Afganistão e Iraque. Quantos inocentes mortos (crianças, escolas bombardeadas, hospitais, etc.)! Os matadores? Os Estados Unidos da América. Em nome de que? E ainda deram um Premio Nobel ao Obama. Sua política externa tem sido um fracasso além de criminosa e insana! Continuidade do Busch.

3)As barbáries cometidas por Israel contra a Palestina. Um campo de concentração na Faixa de Gaza. Outro Holocausto e o mundo parece conformado com isso. Cadê os Direitos Humanos e a ONU?

4)A Usina de belo Monte. Quanta Polêmica! De fato será um custo enorme ao meio ambiente. Custará vidas indígenas? Acho que sim e aí todos somos culpados. Gostamos dos confortos proporcionados pela energia elétrica, mas isso tem altos preços ambientais e humanos. Será mesmo energia limpa? Quais seriam as alternativas?

5) E as tragédias no trânsito? Não pode ser encarado com normalidade! Os números são altíssimos. E todos temos sido coniventes com esse modo de vida, baseado no automóvel particular, no asfalto. Mas também, com o lixo que é o transporte coletivo! Mover-se é uma necessidade, mas não tenho ouvido quase ninguém falar em outras alternativas. Há uma monstruosa estrutura lucrativa, ancorada nos veículos particulares! Vai continuar morrendo muuuuuita gente. Isso é triste!

6)E os crimes hediondos? Mulheres continuam sendo brutalmente assassinadas e a forma como isso é tratado é revoltante! Não tem adiantado Leis como a Maria da Penha. A cultura machista e proprietária sobre a mulher e as meninas vão continuar vitimando mulheres e meninas, mas não só, crianças também.

7) E tem os escândalos da pedofilia na Igreja! Que vergonha!

Tenho tentado entender tudo isso e me sinto tão impotente! Gostaria de me engajar e lutar para contribuir para transformações. Enquanto isso quase sinto remorso de ter tanto conforto e tanta alegria em minha vida.

Gosto do cotidiano. Quando estou cozinhando eu penso no prazer que as pessoas vão sentir ao comer os alimentos que preparo. E acho que são bons mesmo! E fico feliz quando os filhos e o marido elogiam. Lavar as roupas, consertá-las, costurar, fazer barra, passar, enfeitar a casa, arrumar, fazer pão, bolo, cuca, cultivar plantas, ver bons filmes, sair para dançar, caminhar, ir ao teatro, ir ao mercado, nos aquecer na lareira... Receber visita dos filhos, dos irmãos e sobrinhos é uma alegria imensa! Ah, e tem a nora querida que me dá chocolate, e os meus genros, que estimo muito.
A vida deveria ser assim para todo mundo. Mas a alegria só pode ser plena o dia em que todos puderem viver assim: com fartura, ( não consumismo) conforto, amor e paz. As alegrias do cotidiano! Mas estamos longe disso. Não posso ser indiferente com a fome, a violência, a degradação ambiental, a acumulação, a desigualdade, o desamor!
Gostaria de poder contribuir mais para melhorar o mundo!

Acredito, sim, que o cotidiano é resistência, é produtivo, é construção de modos de vida. As relações humanas, amorosas são transformadoras, precisam ser entendidas como vida que se renova, que brota das mãos que fazem, que acariciam, dos braços que abraçam, que cuidam, que acolhem, que compartilham. Isso tem tudo a ver com o que acontece no mundo. A vida cotidiana de relações e de afeto é força e é potência. Nos desastres e tragédias, o que salva é a força da solidariedade, dos fazeres que acolhem, que fazem junto, que cooperam. É nisso que acredito.

2 comentários:

  1. É, mãe, e não és a única a sentir esta impotência. Por isso que coloquei o banner com várias fotos do Sebastião no meu quarto, com pra que todo dia que eu acorde eu lembre da realidade e ao mesmo tempo da alegria e dignidade da multidão mesmo diante de tanta dor. Gostei do teu texto e não deixa de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadíssima filha, é tão bom me sentir incentivada. Obrigada. Beijos. Te amo.

    ResponderExcluir