segunda-feira, 29 de março de 2010

Ando cansada

Ando cansada da politicagem. Fui vereadora uma vez, candidata a prefeita outra vez, candidata a deputada estadual duas vezes. Na última vez, fiz quase 15 mil votos. Sem dinheiro,sem militantes pagos, sem mídia. A garra da juventude, das mulheres e do trabalho junto às lutas sociais,junto com compromissos claros, definidos na base, é que renderam tantos votos. Não me elegi, porque a lógica da nossa democracia requer dinheiro e para isso, ou a gente se individa, ou aceita patrocínios, que comprometem a liberdade do eleito realizar aquilo que ele acredita. Deixei de ser candidata.Talvez tenha sido uma atitude equivocada, talvez moralista, pois não quis abdicar de determinados princípios.

Não me iludo que na frágil democracia brasileira, o processo eleitoral tornou-se uma guerra suja, corrompedora, quase sem exceção.
É o que estamos vendo com a imprensa golpista e com os Institutos de Pesquisa (desta vez o Data Folha, que não tenho dúvida, fraudou a última pesquisa,com o surprendente crescimento repentino do Serra).

Estou cansada de mediocridade nos noticiários, que só divulgam catástrofes, que são sensacionalistas, tendenciosos, superficiais, denuncistas, que promovem atitudes pró-linchamento, como ocorreu com o julgamento do casal Nardoni.Esse sensacionalismo que incita o desejo de vingar com as próprias mãos, instigam apelos pela pena de morte e outras barbaridades. É preciso fazer justiça, mas dentro dos mecanismos institucionais. Agressões a crianças, infelizmente, acontecem todos os dias, e com mortes. Por que esse caso foi escolhido para provocar comoção nacional?

Outra coisa que cansa é o denuncismo, só coisas ruins, só erros e suspeitas sobre os governos, autoridades, profissionais, instituições. Isso gera sentimento de derrota absoluta da sociedade humana. Temos inúmeras ações culturais e humanitárias, ações de governos que são acertadas, criativas e resultado da mobilização das lutas sociais.
Claro que muitas coisas andam mal, mas tem muitos acertos nas políticas públicas. Por exemplo, nos Territórios da Cidadania: regiões mais pobres do país, em que o Indice de Desnvolvimento Humano (IDH) é baixo,recebeu investimento de 37 bilhões para 135 ações de desenvolvimento regional e de garantias de direitos sociais, objetivando melhorar a vida das pessoas, na agricultura familiar, nos assentamentos, indígenas, quilombolas, pescadores, etc. Sobre isso, Toda a imprensa se cala.

Por fim estou cansada dos domingos nos meios de comunicação. Se a gente precisa ficar em casa, mesmo tendo televisão a cabo e outras tecnologias, não temos opção.São muuuuito ruins as programações de todos os canais aos domingos. De que adianta tecnologias, se nos oferecem tanto lixo, acompanhado de tantas propagandas? Me enchi! Ainda bem que a gente pode fazer outras coisas, como cantar. Foi o que fizemos no domingo que passou. Como eu estava feliz, com minhas filhas e seus companheiros, cantando, conversando e rindo. Disso não canso nunca..Não canso de fazer comida boa, de costurar roupas para minhas filhas, de receber visitas, de visitar amigos, de ver bons filmes.

4 comentários:

  1. Movimento CANSEI!, mãe????hehehe
    Concordo...eu tô cansada da culpa que a cultura do trabalho se racionalizou em mim. E eu nem sei porquê, já que ninguém me impôs nada. Acho que é absorvi por osmose dessa sociedade doente que dá tanto valor há quem produz materialmente.Saco! Preciso de um analista mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é mesmo! Não posso correr o risco de parecer que estou no movimento cansei da Ivete Sangalo, Ana Maria Braga e outras catefras. Cansei delas isso sim. Bom teu comentário, que ótimo que te apercebas!

    ResponderExcluir
  3. Tereza, que pena teres saído da vida pública!
    sempre admirei a clareza de tuas idéias e teus princípios.Lamentável que ainda -assim espero- não valorizemos políticos com esses valores!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Sonia, tento continuar lutando de outras formas. Beijo Tereza

    ResponderExcluir