Parece fácil, mas não é. Os bebês, diferentes dos outros animais, nascem muito dependentes. Precisam aprender quase tudo, para sobreviverem. Precisam de cuidados constantes.
Mamar é o que sabem. Sugar e, qualquer mal-estar, eles manifestam com a boca, como se quisessem, sempre, sugar.
E as mães, mesmo sabendo disso, caem na tentação e dão mais e mais mamá.
E quando o bebê nasce com refluxo, a reação a cada mamada é o desconforto. Aí é preciso ter paciência: segurá-lo e cuidá-lo para que o leite não volte e cuidar para não cair em tentação de dar demais leitinho do peito.
Mas os cuidados dão prazer, valem a pena. Por tudo isso se justifica e se entende como fundamental, a licença maternidade. Ela é extremamente importante e é para dar garantia de cuidados ao bebê, que ela existe. Não é férias, não é privilégio para a mãe. E não basta isso, é preciso ajudar a mãe. O pai precisa participar, e as tias e as avós, também são bem-vindas, sem interferir, muito, nas orientações dos pediatras.
Foi para tentar ajudar, mas principalmente para curtir a Cecília, que estivemos em Santo Ângelo, no último final de samena.
Minha sensibilidade aflorou,minhas lembranças de mãe de quatro filhos também. Foi maravilhoso cuidar da minha sobrinha Cecília! É uma menina linda, saudável, embora com esse probleminha do refluxo, que, realmente exige cuidados.
A mãe Carla e o pai Adriano, são incansáveis, amorosos e sensíveis. Gostei de ve-los cuidando da cria. Bonito mesmo!
Pensando no que escrevi antes, sobre a violência, fico considerando que absurdo tanto desrespeito à vida. Penso que foi preciso tanto cuidado para criar cada ser humano. Que direito têm, alguns, de agredir dessa forma, os filhos que parimos, cuidamos e presenteamos ao mundo?
O que o mundo faz com nossos filhos? O que nossos filhos fazem com o mundo?
Parece difícil criar os bebês, eu digo que é a parte mais fácil e mais gratificante. Quando crescem, tudo fica mais dificil! Certamente desejamos que nossos filhos, contribuam para que o mundo seja um lugar bom, para todos viverem.
Querida cunhada, realmente a rotina com bebês é cuidar cuidar e cuidar. Ainda bem que temos agora a licença maternidade de 06 meses, período em que a alimentação do recem nascido é exclusivamente o peito. Pena que esta licença ainda não é pra todas... e pena também que não tenha uma licença de 15 dias para os pais (afinal os pais hoje em dia tambem participam, não dormem de noite e dividem as ansiedades dos primeiros momentos). Falando em ansiedades, adoramos a visita e a ajuda que nos deram. A Cecília já está melhor e a nossa rotina já está menos cansativa. Os conselhos e a experiência de vocês ajudaram a amenizar a nossa ansiedade. Voltem sempre!
ResponderExcluirBondade tua, mas quem ganhou fomos nós, certamente. Adorei e contem conosco.
ResponderExcluir