quinta-feira, 27 de maio de 2010

MICOS E OUTRAS BOBAGENS


CAVALGADA
25 cavaleiros percorrerão 186 Kms. no lombo de cavalos e a trotezito no mais. Vão percorrer os 9 distritos de S.Maria para homenagear um tal de Cel.José Alves Valença, que lá pelos idos de mil oitocentos e alguma coisa, foi presidente da Câmara de Vereadores de S.Maria. Quem vai fazer a homenagem? Os cavalos, são os pobres do bichos, que nem tem culpa de haver legislativo, e nem sabem quem foi o tal Cel. que vão trotar 186 Km! Ai, ai, devia ser proibido. Onde está a Sociedade Protetora dos Animais?

Objetivo alegado: unir os distritos. Mas há desunião entre os distritos?
Ah, talvez seja para propagar os valores do tradicionalismo, o que é muuuuuuito questionável.
Bem, são resquícios de 1800, ou da gloriosa Revolução Farroupilha, feita pelos fazendeiros, donos das charqueadas e latifúndios, sustentadas pelos escravos, que, diga-se, a bem da verdade, viviam em péssimas condições de existência.

EM CARREATA E DE FUSCA
Foi assim que uma romântica noivinha, adepta do fusca, seguidora do ex-presidente topetudo, Itamar Franco, defensor dos fuscas, quis chegar à Catedral, do Bairro Tancredo Neves ao centro de S.Maria, para se casar. Que mico, e que mau gosto. De carreata e de fusca?

LEI CONTRA O BULLING

Finalmente a Lei vai definir o que é Bulling. Que bom, ninguém sabia! Agora sim, estaremos esclarecidos. Foi preciso que os nobres edis definam e declarem que Bulling é tudo o que for feito, contra colegas que possa humilhar, agredir, isolar ou intimidar.

Quem ainda não sabia? O que vai mudar? Isso é relevante? No que isso vai resultar, se os praticantes de Bulling são crianças e adolescentes? Isso é um problema de educação, de humanização, de formação humana e requer atitudes formativas e não legislações que criminalizam.
No caso das drogas, adiantou criminalizar? É preciso pensar no processo civilizatório que vivemos hoje. Em que modelo de sociedade os jovens se espelham?

Desde sempre existiu o que hoje chamam de bulling. Faz parte do processo de aprendizado da gurizada. Quem já não ouviu apelidos e gozações? Não dá para criminalizar tudo. Claro que a comunidade escolar precisa se reunir, dialogar com a gurizada, tomar medidas, etc., mas não é o caso de legislar sobre isso.Esses deputados não tem mesmo o que fazer!

PARTIDO DA BOA POLÍTICA

É, no mínimo hipócrita, a Ana Amélia Lemos fazer propaganda do PP dizendo "o partido da Boa Política". Boa pra quem?
Para não esquecer, esse partido fez parte dos que mantiveram uma ditadura truculenta durante 30 anos. Esse partido é, hoje, na melhor das hipóteses igual aos outros. O PP foi PDS, que era Arena, originalmente. Como o DEM. Querem ser os portadores da ética? Que ética tiveram durante a ditadura que torturou, matou, individou o país.? Corrupção e fraude nem podiam ser apuradas, como hoje é feito. A ditadura nem permitia denúncias, nem CPIS, nem divulgação. E eles eram o poder. É bom reavivar a memória. HIPÓCRITAS!

MEC-EXAME NACIONAL PARA PROFESSORES

Nem é bom entrar no debate da meritocracia, que, na educação, é um absurdo. Só me pergunto o que o MEC quer saber com esses exames. Será que avalia conhecimentos? Mas ser educador é só transmitir conhecimentos? O sujeito pode ir muito bem em provas de conhecimentos e no PROCESSO de educador, ser péssimo. Será que prova avalia mesmo? Vale lembrar o cidadão analfabeto que passou num concurso público! Chutou e passou.

Outras medidas são necessárias, por exemplo, investimentos em formação continuada, sistematicamente e remuneração adequada, bem como condições de trabalho.
O que precisa mesmo é avaliar a formação de professores feita pelas universidades. Avaliadas, fiscalizadas e algumas fechadas. São elas que "preparam" os docentes, que realizam provas, atestadoras de sua capacidade para o exercício da profissão.

2 comentários:

  1. Ai, mãe, tu me mata! A Calvagada tá demais. Me esborrachei rindo. Bejão. Te adoro

    ResponderExcluir
  2. E as fotinho? Esqueceu de por imagens no blog?

    ResponderExcluir