domingo, 2 de maio de 2010

CHEIROS E SONS


Feriado de primeiro de maio. Pelos cheiros, percebi que a grande maioria das familias do prédio onde moro, ficou em casa.
Durante todo o dia, mesmo sem a gente sair do apartamento, ele manifestava vida ativa e coisa boa da vida: o prazer dos alimentos. E pelo cheiro, muita coisa deliciosa!Cheiro de café, de bolo: baunilha, canela; cheiro de chá de frutas, de churrasco, de pipoca, etc.
Também contribuí com os cheiros: café de cafeteira italiana (que cheiro bom) e bolo de maçã com canela!
Claro que não são só esses cheiros, tem alguns que prefiro não comentar. O odor que mais me incomoda é aquele que sinto de madrugada (e não tem nada a ver com as pessoas, não fiquem pensando bobagens), falo do cheiro de combustíveis fósseis, que entra pela minha janela. Arg...espirro só de pensar!
E quanto aos sons?
É muito bom o som dos seres vivos: o canto dos galos, de madrugada (temos galos na visinhança), literalmente me acordo com o cantar dessas aves, e gosto de ficar ouvindo. Depois os cachorros (apesar de que esses gostam de uivar à noite, e destes não curto muito, prefiro os galos).

Também tem algum som de criança, da minha visinha Antonella (que todos já ouviram falar, pois já é uma personagem pública). Ouço o chorinho, que é raro, mas ela já dá uns gritinhos. Adoro!

Mas esses sons são tão frágeis! Na verdade nossos ouvidos ouvem, de dia e de noite, um som quase permanente: o som dos MOTORES. Os motores estão dominando o mundo. O som dos alarmes, que são acionados e desacionados a todo instante. São os motores de aparelhos eletrodomésticos, de lava-jatos, de furadeiras elétricas e de veículos de todos os tipos e tamanhos. Os piores são os ônibus e as MOTOS. Essas são as menores e as mais barulhentas.
Os sons agradáveis e sutis, já não ouvimos. Somos meio surdos e vamos ficar cada vez mais surdos. O dia inteiro tem motores funcionando. O som dos motores estão ocupando quase todos os espaços sonoros do mundo. Isso me incomoda.

Talvez por isso, aqueles que podem, trabalham na cidade e moram no interior: Arroio Grande, Silveira Martins, Itaara, etc. e nós saimos do interior e viemos procurar curtir as coisas boas da cidade. A urbanização é boa, mas precisaríamos organizá-la melhor: dar mais voz à vida.

Está acontecendo a feira do Livro (coisa boa da cidade) e não pude visitá-la ainda. Minha mãe está com pneumonia, dificuldade para se locomover. Exigindo cuidados especiais. Por conta disso tem filhos que vieram visitá-la, finalmente. Tenho me ocupado muito com isso. Mas esta semana vou.
Hoje, outro Grenal e meu time tá mal! Vou ter de conviver com um gremista em casa: muito educado, mas fico irritada com aquela cara de compaixão que ele faz para nós, os familiares colorados. Mas ele não consegue esconder o prazer de nos ver sofrer! Ai, ai...hoje vai ser f......

Um comentário:

  1. Meu Deus!!! E essa foto, haha..não casou muito com o post...
    Texto ótimo. Cheiros e sons diversos é bem coisa de cidade

    ResponderExcluir