quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Da minha janela, eu vi...

Eu estava costurando e minha máquina fica de frente para a janela. Posso observar o que acontece na rua. Bem no entroncamento entre a Av. Liberdade e a Venâncio Aires tem uma sinaleira. Eram nove e meia, o sinal estava fechado e eu havia observado a pequena fila de carros esperando o sinal abrir. De repente os carros avançaram, quase em disparada, com o sinal ainda fechado. Pessoas corriam em direções opostas, uns fugindo das esquinas da sinaleira e outros chegando em direção à mesma. Um homem vinha atravessando a Venâncio, pasta na mão, voltou correndo, dirigiu-se ao carro, entrou e saiu em disparada, com o sinal ainda fechado. Pensei, " o que será que está acontecendo?" Parece que enlouqueceram?
Aí ouvi gritos: "pega ladrão, pega ladrão!" E vi subindo a Venâncio quatro rapazes levando fardos de bebidas, pareceu-me um fardo de cerveja de latinha e os outros fardos de refrigerante. Corriam sudindo a Venâncio e logo atrás tres homens de camisa azul, todas do mesmo tom, em disparada atrás dos larápios. Outros dois homens também subiram correndo, querendo ajudar, creio eu. De fato, daí a alguns minutos desceram todos, menos os ladrões, com os fardos de bebidas, recuperados. Aí observei que junto ao bar que existe na Av. Liberdade, haviam dois caminhões de bebidas estacionados, abastecendo o bar, que atende pelas grades. Ninguém entra no bar. Dá a impressão que os proprietários estão presos e da prisão atendem as pessoas. Tenho visto, a tardinha, trabalhadores tomando sua cachacinha e refri, na rua, do lado de fora do bar. Isso me impressionou desde o dia em que conheci e comprei no referido bar. Hoje, acho que os ladrões resolveram assaltar os caminhões de bebidas, já que é difícil assaltar o bar, tão gradeado!
Não entendi a razão de todo mundo correr desatinado. Será que estavam com medo de tiroteio, de balas perdidas? Afinal, é o que o casal Bonner e seus colegas dos telejornais falam todas as semanas. A cena era cômica, apesar da tragédia que é, as pessoas se descontrolarem pelo medo. Podia ter acontecido um acidente na sinaleira, pois que ninguem respeitava mais nada. Foram cinco minutos mas fiquei refletindo todo o dia.

4 comentários:

  1. Todo esse alarde por causa de uns ladrõezinhos de bebidas? Pânico resultante dos telejornais dando aquela exagerada ênfase aos traficates e suas armas? É impressionante o resultado na reação das pessoas, que num momento como esse perdem o racicínio tomadas pelo pânico.
    O boteco gradeado é mais um entre tantos, existem vários desses na cidade. Pra evitar roubos, grade neles!

    Mudando de assunto, costurando? Isso significa que tua máquina tá funcionando?

    ResponderExcluir
  2. Sim Ju, consertamos a máquina. Quando quiseres aparecer, podes vir. Bom teu comentário. Cômico não? Beijos

    ResponderExcluir
  3. quê locura!! eu já estava apreensiva pra saber, na medida que lia, o que poderia motivar tanto pânico!! mas...ladrãozinho de refrigerante...
    quê coisa..

    ResponderExcluir
  4. Nossa...coisa estranha...e tu assistiu de camarote, hahaha...

    ResponderExcluir