segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"Romaria do Silêncio e Orações"

Li no Diário de Santa Maria, de hoje, que na tradicional Romaria da Medianeira, os organizadores vão apresentar inovações: na procissão da Catedral ao Altar Monumento "...o trajeto será de silêncio e oração". Não haverá cantos, como no ano passado. O texto não explica porque. Cantar não é orar? A celebração e as homenagens a Maria, nossa mãe, não merecem cantos? Não entendi e creio que a Romaria ficará mais triste.
A prefeitura promete um show na chegada da Santa (papel picado e fogos). Muuuuuito criativo e muito religioso! Será para agradar os turistas? Afinal, "é a romaria que projeta Santa Maria para o Brasil", segundo João Trevisan. Tá mal Santa Maria, pensei que talvez fosse por ela ser um Centro Universitário. Mas o turismo religioso é um dos objetivos da Romaria, segundo os organizadores. O Mercado, a gente sabe, capturou a fé e não é de agora. Bem, pelo menos a Prefeitura promete fortalecer a equipe de limpeza e isso a natureza e nós todos agradecemos. Boa Romaria para quem gosta de romarias e para quem tem fé.

2 comentários:

  1. Pra variar, o Diário noticia as "novidades" sem explicá-las. Normal. Não vão cantar, mas no final vai ter fogos de artifício, hahaha. Ridículo. É um evento comercial e midiático, se nutre do turismo e de políticos que vão ao altar para se promoverem.

    ResponderExcluir
  2. Já estive em algumas romarias e é revoltante a hipocrisia de alguns políticos. Todos querem parecer cheios de fé, na busca por votos. Nunca gostei disso, por isso eu só ia e ainda vou, raramente, nas romarias que tem outro significado, como a Romaria do Trabalhador ou da Terra, mas mesmo nessas os politiqueiros aparecem. Alguns já iam antes de serem políticos, aí a gente respeita. Nem todos são hipócritas. É preciso discernir.

    ResponderExcluir