segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

De volta

Voltamos todos ao cotidiano, diferente um pouco, porque Santa Maria está com menos gente. A maioria já está de férias. Ainda estamos meio de ressaca, de festas, gastos, viagens. Muita roupa suja pra lavar, arrumações pós-festas e viagens, balanço nas finanças...e as notícias. Gente acidentada, soterrada, depoimentos tristes, tudo bem ampliado e exageradamente divulgado pela mídia.
Hoje no jornal da RBS eles noticiaram os afogados das praias do RS.Algumas histórias, além de tristes, se prestam para o Sr. Lazier Martins, apelar e "sentar o pau" nos políticos, fazendo insinuações, superdimensionando os fatos, misturando situações e criando um caldo de indignação. Primeiro relataram que tres irmãos sofreram afogamento na praia de Imbé, bem em frente a uma guarita, onde deveria estar um salva-vidas, que não estava lá. Morreu uma menina de 12 anos e seus outros irmãos estavam no hospital em estado grave. Todos menores. Depois ele reclamou do estado precário das guaritas.Lamentável, de verdade, a dor dos familiares, mas o afogamento não aconteceu por causa do estado das guaritas e sim porque não havia salva-vidas.Lazie aconselhou os pais a processarem as autoridades para exigir indenização. Mas não explicou quem é o responsável pela contratação de salva-vidas: Prefeitura ou Estado?
Fica outra pergunta: quem são os responsáveis pelos filhos menores? Onde estavam os pais dessas crianças? Creio que não dá para ir à praia e esperar que os outros cuidem de nossos filhos. Nem sempre, é certo, os pais podem controlar tudo,mas não dá para sair procurando culpados. É lamentável.
Sobre o estado das guaritas, um repórter, querendo enfatizar a relevância do assunto, confirmou e mostrou a precariedade das guaritas, com os postes de sustentação corroídos pelos cupins e largou essa pérola: "VIRTUALMENTE essas guaritas precisam de reformas". Imaginem, será que é virtualmente, ou será urgentemente, ou efetivamente, ou literalmente...? Sei lá, dizem de tudo!
Creio que, de fato, há muita negligência com a vida. Cuidar é fundamental, é prioridade. Toda atenção é sempre pouca frente aos perigos, mas não dá para deixar de viver! Fico triste porque nestes feriadões morrem tantos jovens. Precisamos todos colaborar mais, cuidar melhor de nossos jovens, crianças e idosos.

2 comentários:

  1. Tens razão Tereza! Esse Lasier é intragável...Acho que a responsabilidade pelas guaritas é da prefeitura e dos "salva vidas ", do Estado.Só falta dizer que o responsável pelos afogamentos, ou o afogamento, é o Lula! Bem verdade que os pais não cuidam dos filhos como nós cuidávamos (modéstia à parte.) Querem que o Estado disponibilize guardas individuais para que os filhos não bebam, não corram, não briguem, não usem drogas, não se afoguem etc.. Também já é demais!

    ResponderExcluir
  2. É. Processar o Estado por isso chega a ser ridículo. É lamentável que o bossal do Lasier fique insuflando as pessas a esse tipo de atitude.

    ResponderExcluir