quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Matiné com pipoca

Cinema de tarde, numa quarta-feira, com a filha Alice,meu marido Irineu e minha mãe, de 84 anos, foi inédito e programa possível graças a estarmos aposentados. Que bom poder dispor de tempo livre e fazer coisas que não tínhamos tempo de fazer em outros tempos.
Fomos ver o filme LULA, O FILHO DO BRASIL. Compramos uns exagerados sacos de pipoca, doce e salgada e lá estávamos nós, faceiros, a mãe toda atenta e sempre comendo pipoca.
Gostei do filme, tirando pequenos clichês, na tentativa de acertar o modo de ser do Lula, o filme é emocionante. Não é um filme que pretendeu mostrar a competência do Lula, a sua trajetória partidária e de governante. Mostrou sua trajetória pessoal, seu êxodo, a dureza da sua vida, suas perdas, seu lado humano nas relações com a familia, com seus amores, com o sindicato. Um pouco de sua liderança sindical, sua prisão, mas sobretudo sua relação com a mãe e a influência desta no modo de ser e de agir do Lula. Nisso o filme pareceu-me muito fiel. Pelo que sei. Fomos contemporâneos do Lula na luta contra a ditadura, na fundação do PT e assinamos e pegamos assinaturas pela libertação do Lula. Me emocionei muito porque fiz parte dessa história.
A mãe também gostou. Conversamos sobre isso com ela e, apesar da dificuldade de ouvir tudo o que é falado no filme, ela está disposta e sair mais com a gente para esses programas de matiné. Assim chamávamos, na minha juventude, os cinemas à tarde. Bom mesmo, valeu e adorei a presença da Alice, que já conhecia o cinema do Royal Plaza. Nós ainda somos caipiras em Santa maria, vindos do interior. Mas estamos aprendendo. Vamos longe!

Um comentário:

  1. Hhahaha. Foi divertido mesmo, particularmnte ver a vó atenta ao filme, lançando seus comentários particulares.
    Adorei sair com vocês também, mãe, apesar de estar meio malzita. Não deixem de me convidar. E quando ao fato de serem caipiras, pó pará, que quem morou em POA aqui não fui eu,né?
    Só a parte de estacionar o carro que tem que melhorar. NÃO TER MEDO DE GARANGENS!!!hehehe
    beijo

    ResponderExcluir