Sei que, ao ler jornais, vou me irritar com certas versões, mas as vezes, coisas que, talvez, passem despercebidas por muitos, me parecem mais perigosas e irritantes, porque parecem naturais e estas são as que vão construindo paradigmas.O Diário do dia 5 me deixou muito irritada com duas situações.
Irritação número um: o jantar dos Destaques de 2009, que o Instituto São José ofereceu para autoridades. Considerando que o Instituto é uma escola confessional, da igreja católica, de formação de futuros padres, não deveria Puxar saco de nenhuma autoridade e muito menos formular elogios muuuuuuito questionáveis. Dar o título de reconhecimento a Otomar Vivian (casa Civil do Estado), pela "capacidade de Doação e diálogo"? O que será que os servidores estaduais acham disso? Certamente nunca dialogou com as categorias de trabalhadores do estado, pelo menos não com os professores, que eu sei. Nesses moldes foram homenageados O Pe. Lauro, Pedro Aguirre, Shirmer, etc. E quem entregou os títulos foi o bispo Dom Helio Rubert. Este certamente teria coisas mais relevantes e mais cristãs, para fazer. Irritante mesmo! Sem falar que é difícil imaginar sobre que fatos o Instituto se baseou para formular os títulos. A gente sabe que na Igreja hierárquica e oficial quase sempre teve namoro e conivência com o poder constituído. Mas esse jantar exagerou na dose. Lamentável! Creio que seria conveniente para o Instituto, para ficar bem na foto com todos os lados que compõem o poder, ser mais sóbrio e abandonar a tática de puxar o saco das autoridades, para manter a escola confessional funcionando.Diálogo sim, puxassaquismo não. Isso nada tem a ver com Jesus Cristo, certamente.
Irritação número dois: É um comentário sobre o visual, que a ex Big-Brother Grazi Massafera terá que adotar,na próxima novela das 19 horas, para a composição de seu personagem, que me pareceu incoveniente e sugere um baita preconceito: Vou apenas transcrever a frase escrita no jornal, ela diz tudo:
"Para abandonar o visual angelical, Grazi escureceu o cabelo e aparecerá com tatuagens enigmáticas e um figurino muito sensual". (ela fará o papel de má, de vilã). Atenção todas as morenas e todos os que usam tatuagens e todas as sensuais: podem significar características de pessoas más. Frases sem efeito? Penso que é assim que se constroem os paradigmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário