sábado, 2 de outubro de 2010

NOSSO LAR


Hoje fomos ver o filme Nosso Lar, inspirado num romance de Chico Chavier (psicografado). Campeão de bilheteria. Fui ver de curiosa, porque não sou espírita e não acredito em reencarnação.
Filme bem feito, cheio de efeitos especiais.
Como não entendo muito de cinema, quero comentar sobre seu conteúdo.

O filme é muito fiel ao que eu já havia ouvido sobre o espiritismo. A crença em Deus, em outra vida, no lívre arbítrio sobre se as almas querem continuar se aperfeiçoando, ou não, e a possibilidade de reencarnação.

Ao morrer as pessoas passam para uma espécie de "purgatório" - parece-me influência da Igreja Católica- do qual vão sair, se assim o desejarem e suplicarem. Socorridas, já em estado lastimável de sofrimento (feridas, sujas, desvairadas, inquietas, sabendo que morreram, inconformadas), vão (são levadas em macas) para o outro lado (Nosso Lar) e lá são generosamente tratadas, numa espécie de hospital. O curioso é que se materializam, na forma humana e com o corpo e rosto que tinham no momento de sua morte terrena.
Podem encontrar os familiares, já mortos, e só encontram a possibilidade de saberem dos seus familiares da terra, fazendo esforço para se aperfeiçoarem, abandonando o egoismo, as vaidades: fazendo por merecer, e se TRABALHAREM.

Pareceu-me fazerem uma apologia ao trabalho e uma imitação de estruturas institucionais terrenas, tem ministérios, ministros e hierarquias. Tem gente que prega sermão. Há uma certa doutrinação.
Chamou-me atenção a abordagem platônica, que valoriza a alma, que a vida terrena é só passagem em função da chance de evoluir, a vida terrena, por si só, na pura imanência, não teria tanto sentido. Lá, após a morte, é que está a verdadeira vida. Isso é fé, não tem nada de racional.
Claro, fé não é racional.

Do outro lado, as pessoas vestem-se com roupas sempre claras, falam baixo, são meio piegas. Eu me pergunto: por que a imagem da evolução humana tem que ser o branco, evitando o preto, o colorido (vermelho, por exemplo)?
Sempre que se fala do céu é meio sem cor. As música também são clássicas. Não pode ter samba, rock, pagode, forró? Será que não combinam com a paz, o crescimento espiritual? Chatice não é?
Muita fantasia, tem uma influência da cultura ocidental cristã, platônica.
Mas é claro que agrada a idéia de ter outra vida, da gente continuar em outra dimensão. No meu caso preciso ser convencida.

Creio no amor ao próximo, na fraternidade, na solidariedade, no Evangelho de Jesus, mas não porque tenha certeza e pretenda conquistar as benesses gloriosas da outra vida. Creio que vale a pena por amor à vida e ao cosmo. Mas é um belo filme e teve um momento que o filme me envolveu e até chorei, o que não é muito difícil para mim. Tenho muita lágrima e não economizo. Choro mesmo.

6 comentários:

  1. Boa resenha!!!Muito boas observações...É bem isso mesmo. A vida terrena é só passagem e o que se faz aqui se paga lá. Argh!
    Vontade ZERO de ver esse filme, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. E eu que pensava ser mau humorado!Na fé ou na Filosofia muitas questões permanecem sem respostas.Pretendo assistir nem que seja para ficar de mau humor!Mas o que estamos mesmo fazendo aqui?

    ResponderExcluir
  3. Oi, pois é. De minha parte eu gostaria de mais fraternidade e paz, na pura imanência. O estar aqui não precisa ser ponte para outras vidas. Se tiver, ótimo, estaremos no lucro. Mas o negócio é viver amorosamente aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  4. quem assistir o filme chico xavier no minimo ficara em duvida pois quem podera garantir que nada ha do outro lado?seria ele um farsante?em sendo pq ele não enriqueceu ja que tinha forças para tal se o quisesse?enfim como justificar tais poderes?e se nada ha lá então só nos resta morrer feliz com tamanho vazio? clovis

    ResponderExcluir
  5. Verdade, são reflexões que também me faço, eu quero que tenha sim, mas se não tiver vale a pena assim mesmo, na pura imanência, amar o ser humano e todo o cosmo, cheio de vida. A aventura da vida já é uma maravilha, imagine a imortalidade da alma. Mas não é em função disso que devemos viver, é viver, viver e viver...

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos...como em outras áreas do conhecimento humano..acredito que devamos creditar um minimo de esforço e estudo para entender algumas coisas que ainda nao conhecemos..realmente, quem nao frequenta ou jamais estudou a doutrina espirita, nao terá base suficiente para entender alguns aspectos que sao altamente relevantes no espiritismo..sou espirita praticante e estudante da doutrina..frequento em minha cidade grupos de estudo, onde nos dedicamos a estudar as obras de allan kardec. Nao fui ver o filme e nem o irei, pois a muito tempo, tudo que envolve chico xavier tem garantido grandes oportunidades de lucro..pois tamanha é a popularidade desse homem que em terra viveu uma vida simples e de caridade.. me preocupa muito a traduçao de obras, sejam elas qual forem para o cinema..e nao vamos longe..grandes obras que nao passaram de mediocres produçoes..antes de emitir qualquer comentario sobre a doutrina espirta baseados em uma versao cinematografiaca, zelem pelo estudo e conhecimento..existe a interpretaçao midiática dos fatos..assim como ocorre com o islamismo..e o proprio preconceito com as manifestaçoes religiosas de origem africanas negras..infelizmente a mídia já se apercebeu do poder popular que a doutrina espirita carrega no brasil e com isso vulgariza informaçoes..nao levando em conta que todos os dias milhares de pessoas frequentam as casas espiritas procurando estudar e melhorar suas percepçoes nao somente sobre o pós vida e sim o autoconhecimento. CHICO XAVIER é um campeao de vendas de livros no brasil..jamais usou um centavo de suas obras..que ele nao associava a ele e sim ao seu mentor espiritual..todo dinheiro ganho pela vendagem de suas obras era destinado a manter lares de ajuda. independente de qualquer crédulo religioso..a sua própria vida era exemplo para um mundo tao superficial e consumista..assim como betinhos e hilda arns da vida..que estao por ai, fazendo a caridade e tentando amenizar as dores do mundo.. sou espírita e como em outras ciencias nao existe resposta para todas as perguntas..a evoluçao se dá pelo esforço do aprendizado..pela procura..e pela socializaçao do conhecimento...se existe ou nao vida após a vida é um pequeno fato a ser levado em conta, comparado aos desafios terrenos rumo a paz..a igualdade..e pricipalmente a conservaçao dessa vida terrena..para que possamos todos..seres vivos..viver em harmonia..quero terminar linkando a frase do ultimo artigo de albert eisntein para science and religion.."A minha religião traduz-se na minha admiração respeitosa por uma potência espiritual ilimitada que se revela mesmo nas coisas mais pequenas que podemos conceber com a nossa fraca e fragil razão, pela convicção profunda da presença de uma inteligencia espiritual que se revela num universo incompreensivel que constitui a minha representação de Deus"

    ResponderExcluir