sábado, 23 de outubro de 2010

PEDRO

Ontem nosso filho Pedro completou 30 anos. Preparamos com carinho uma janta especial, muito íntima, praticamente só com o pequeno núcleo familiar,mais o mano de coração (primo) Luciano, tia Mirian e Laura, a amada. Estávamos muito alegres. Os quatro já maduros, um tirando com a cara do outro e nós dois, corujas observando, satisfeitos de ver em cada um, um pouco de nossa própria história, mas principalmente, o quanto cada um fez e faz a sua trajetória, com autonomia e singularidade.
Como aprendemos com eles! Hoje eles têm muito a nos ensinar.

O Pedro continua estudante, terminando a residência, fazendo cirurgias, relatando para nós os desafios. Às vezes conversamos e fazemos as reflexões sobre as nossas relações com o ser humano, ele como médico, nós como educadores. Constatamos que, em ambos os casos, qualquer processo de homogeneidade revela-se ineficiente. A singularidade do ser humano requer observação, interesse, respeito, empatia.

Nos satisfaz muito constatar que o Pedro vem demonstrando, e eu diria até cultivando, a sensibilidade e a empatia com o ser humano. Ouvir, tocar, prestar atenção e até intuir, para poder acertar no diagnóstico e no tratamento. Cuidar, aliviar a dor e curar, se possível! Esse é o cotidiano do Pedro.

Esse filho, desde muito pequeno, gostava de arriscar palpites, ousava opinar e muitas vezes acertava. Demonstrou, desde cedo, um grau de conhecimento sobre as pessoas, que nos deixava muito admirados. Creio que o Pedro um dia vai ser, também, um bom educador.
Filho querido, essa sensibilidade humana faz toda a diferença, para tornar a vida e o mundo mais humanizado. Parabéns e que sejas muito feliz!

6 comentários:

  1. Putzzz,não lembrei do niver do Pedro.
    Parabens mãe e pai, por terem colocado no mundo uma pessoinha tão magrinha, que parecia até que nem ia se criar.Chorão, sensível, querido....
    Mas como que já tá fazendo 30 anos???Acho que estamos ficando velhos.
    Um grande beijo para o Pedro e mil felicitações para Ele.
    BJS PARA TODOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. que engraçado eu não saber do aniversário do Pedro, mas por algum motivo ter lembrado dele no dia 22. Por ele ter entrado no twitter, talvez... não sei...
    Pedro, adorável criatura!
    Saudade dele, e dos pais, das irmãs, das tias e tios....

    ResponderExcluir
  3. ¨Pedro um dia vai ser educador"Esta frase me fez pensar. Sera que ele já nao é um educador?O que é ser um educador, um propfessor? E aí me vem as minhas lembranças, e não fantasiando muito, que as pessoas com as quais eu mais aprendi não foram com professores ou os ditos educadores mas com pessoas que passaram e estão em minha vida.É no cotidiano , o espaço onde somos mais aprendizes e professores, pois é onde a vida se desdobra com o real e seu contínuo devir...

    ResponderExcluir
  4. Ju adorei teu comentário. Também tenho saudades, não tem umas roupinhas aí pra tia consertar? É TÃO perto que eu poderia dar um pulinho aí e consertar tudo e voltar rapidinho. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tava lendo hoje e coloco aqui o seguinte fragmento: O verbo "educar" vem do latim ex ducere, que significa "levar para fora ou levar adiante". Não que devemos buscar o sentido literal das palavras para a ação ter sentido, mas acho que o Pedro busca sim levar alguém para além do que ela vive ou para algo mais na vida. Se não faz, busca fazê-lo,não tenho dúvida disso, mano.

    ResponderExcluir
  6. Eu ia adorar tia! coloca a máquina de costura na mala e vem passear! hahahaha

    ResponderExcluir